GDC 09: Balanço Geral

gdc09

A GDC acabou. O grosso dela é, infelizmente, inalcançável para nós, já que não temos acesso à grande maioria de suas palestras. Por outro lado, tivemos alguns anúncios muito interessantes. Não é um evento voltado exatamente a isso, mas as grandes empresas sempre usam a oportunidade para liberar algumas coisas, nem que sejam apenas indícios de o que veremos na E3 daqui alguns meses.

A Nintendo em especial não só mostrou, como lançou coisas muito interessantes. A maior delas, sem dúvida, foi o update do firmware de Wii. Agora, finalmente, parte dos problemas de espaço foram resolvidos. Não é algo tão definitivo quanto, digamos, um HD externo. Mas é uma boa solução do mesmo jeito.

iwata_gdc09

Além disso o DSi marcou presença forte. Eu admito que não estava nem um pouco interessado no nova versão do portátil – meu DS Lite é mais do que suficiente para mim. Entretanto, depois de ver algumas das coisas reservadas apenas ao DSi, em particular o DSiWare, esse meu interesse tem mudado.

16459Por outro lado, algo que não me impressionou nem um pouco foi o trailer do novo Zelda. Acho que alguns ficarão contrariados ao lerem isso, mas será que realmente queremos mais um Zelda nesses moldes? Talvez eu esteja me adiantando de- mais, já que vimos apenas alguns minutos do jogo. Mas, com exceção do trem, a sensação que tive foi que já joguei aquele jogo que estava vendo. Os dois itens mostrados parecem ser os mesmos existentes em Twilight Princess, e o esquema de controle provavelmente será o mesmo de Phantom Hourglass. Até mesmo o bendito trem não tem cara de ser muito diferente do barco, com a exceção de andas sobre trilhos.

Em comparação à Nintendo, a Sony e a Microsof não mostraram muitas coisas. Diria que o mais interessante visto (para os jogadores diretamente), foram as novas expansões e o update de Resistance 2, sendo que a primeira já está disponível para compra. E não podemos nos esquecer do badalado OnLive, o sistema que intenciona mudar nossa concepção sobre como jogamos videogames. Será que vai funcionar? E mais, se funcionar, será que pega? O mercado quer isso? As desenvolvedoras de hardware vão ficar quietas? O burburinho inicial já diminuiu bastante, mas provavelmente voltará com a mesma intensidade no final do ano, quando o serviço for lançado.

No geral diria que a GDC de 2009 foi ótima. É uma grande pena não podermos acompanhar mais de perto, os bastidores do mundo dos videogames me interessam muito. Pelo menos em relação às palestras maiores, podemos encontrar descrições de como foram. Para aqueles que estiverem interessados em saber com mais detalhes o que foi dito pelo senhor Kojima, Leigh Alexander do site  Sexy Videogame Land (apenas um dos vários sites ao qual ela escreve) fez a mais detalhada descrição da palestra do pai do Metal Gear que encontrei por aí. Quem estiver interessado, dê uma olhada.

Por enquanto é só. Ficam agora as expectivas para a E3, que, quem sabe, volte ao seu formato antigo esse ano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: